expr:content='data:blog.isMobile ? "width=device-width,initial-scale=1.0,minimum-scale=1.0,maximum-scale=1.0" : "width=1100"' name='viewport'/> Cineasta Luiz Rangel: A Vergonha do Audiovisual Gaúcho - Toda Ação Gera Uma Reação, Como Já Dizia Newton

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Vergonha do Audiovisual Gaúcho - Toda Ação Gera Uma Reação, Como Já Dizia Newton

Público Presente na Primeira Mostra AGAUVI Realizada em 2007 Em Conjunto com o Gramado Cine Vídeo


Alguém uma certa vez disse que quando algo está no poder, em paralelo outras forças vão se movimentando e se fortalecendo, não sei se isso é uma verdade absoluta, não acredito em verdades absolutas, acredito somente no que é verdade. Como disse Raul Seixas: "Que o mel é doce é coisa que me nego afirmar, mas que parece doce eu afirmo plenamente". Sendo assim o inesperado aconteceu:

Foi criada a AGAUVI (Associação Gaúcha de Audiovisual) com o intuido de se defender contra entidades de classe (diga-se de passagem associações, fundações e institutos privados) que se consideravam "donas" do cinema realizado no Estado do Rio Grande do Sul. Óbvio que a AGAUVI se defendendo, começou a defender aos que a ela se agregaram.

O absurdo e falta de noção de tais entidades eram tamanhos que não se contetavam em somente dividir a premiação das mostras e prêmios que ocorriam no estado, resolveram também que escolheriam quem deveria ou não existir e sabe como isso foi feito?

Vou contar:

Darei como exemplo a Mostra Gaúcha que sempre ocorreu em parceria com o Festival de Cinema de Gramado. Esta mostra tinha como caracteristica principal exibir todo e qualquer tipo de produção realizada no Estado do Rio Grande do Sul que possuisse como suporte de finalização as bitolas 16 e 35mm, claro que no fundo esta exigencia já era uma forma de filtrar a produção gaúcha que era produzida no estado, pois sabemos do alto custo da finalização em pelicula e eram poucos que se "arrebentavam" e bancavam do próprio bolso para finalizar seus filmes nestes formatos e te-los exibidos no festival. É claro que estes nunca eram premiados, os prêmios sempre foram dados dos mesmos para os mesmos, duvidam? Então pesquisem os ultimos laureados nos ultimos 20 anos, verão que só eles são geniais e inteligentes a ponto de serem reconhecidos no estado.

Festival de Cinema de Gramado

Não bastando esta " festa de familia", este "clube fechado" decidiram que deveriam fechar mais ainda, acha que isso era impossivel? Mas não foi, no ano de 2006 excluiram do festival a bitola 16mm e isso foi fatal para inumeros realizadores, mas...



O Cineasta e Então Presidente da AGAUVI, Luiz Rangel, Iniciando a Primeira Mostra AGAUVI

...como no ano seguinte algumas "personas non gratas" continuaram participando e conseguiram finalizar e exibir em 35mm eles resolveram fazer o seguinte:

Aceitar todo o tipo de suporte de finalização (até mesmo DVD), que legal né? Aí você vai dizer:

Alto lá, então democratizaram de vez!

Errado! Pois esta mudança veio acompanhada de um critério, ou seja, só são exibidos filmes escolhidos por determinadas entidades de classe (lembra das que eu disse acima? São as mesmas) e impressionatemente são escolhidos somente os gênios (lembra dos gênios que disse também acima? exatamente...) Sem falar que neste ano exclusivamente o festival aceitou filmes depois do prazo de inscrição ter sido encerrado e pasmem, estes filmes foram os premiados.

Curta Metragem Independente Que Foi Feito Com Fatos e Diálogos Reias de Algumas Reuniões de Algumas Entidades Que Se Dizem Representar o Cinema Gaúcho

Resultado, hoje temos uma Mostra Gaúcha que perdeu qualidade, perdeu debate e acabou prejudicando até mesmos alguns membros da antiga familia, pois basta "papai" estar brigado com " mamãe" que "filhinho" não vai mais pra festinha que dá trofeuzinho douradinho e plaquetinha com chequinho, snif, snif...

Agora!

É importante colocar que no ano de 2006 estive (eu Luiz Rangel) presente no gabinete do deputado Ronaldo Zuque PT-RS (parlamentar responsável pela lei de alteração da Mostra Gaúcha) e expliquei em que acarretaria a mudança proposta pelos "donos" do cinema gaúcho, devo dizer que fui muito bem atendido, porém ignorado em relação a um posicionamento sobre as questões que levei em nome da AGAUVI, semanas seguintes o Sr. Deputado Ronaldo Zuque aceitou as propostas dos "donos" e fez a "denocratização" proposta.

Preste atenção!

É que vem de encontro a frase de dito neo popular "o universo conspira", bom se o universo conspira eu não tenho certeza, mas tenho a certeza de alguns realizadores comprometidos com o audivisual e indignados com as injustiças resolveram conspirar e o que aconteceu?

Foi criada a Mostra AGAUVI que nestes ultimos quatro anos vem conseguindo mostrar a realização audivisual independente feita no estado do Rio Grande do Sul e sabe o que tem acontecido?

Vídeo da Primeira Mostra AGAUVI Realizada no 16º Gramado cine Vídeo em 2007

Lembra do "filhinho" que não pode ir pra festa?

É, esse mesmo!

Tem anualmente batido na porta da AGAUVI pedindo pra mostrar o filme dele que ficou de fora da outra mostra, triste não é?

A melhor maneira de se ganhar, é quando todos ganham. Monarquias tem caido a cada ano no mundo, exatamente porque ninguém quer suportar reis, reis que ficam em seus tronos ditando ordens e sendo bajulados por quem se considera inferior, todos querem que a coletividade saia ganhando e que a diversidade conviva em paz, não há mais espaço para panelas.

Luiz Rangel e o Símbolo do Gramado Cine Vídeo, O Galgo Alado

Agora a coisa não para por aí, recebo constantemente de determinadas entidades e grupos jurassicos comunicados de Maratonas de Cinema Gaúcho, advinha quais filmes estão presentes nestes eventos que custam uma grana de verba pública?

Um abraço a todos,


Luiz Rangel

Se quiser ver o Vídeo no Facebook:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.