expr:content='data:blog.isMobile ? "width=device-width,initial-scale=1.0,minimum-scale=1.0,maximum-scale=1.0" : "width=1100"' name='viewport'/> Cineasta Luiz Rangel: Direito de Defesa - Se Defender de Quem?

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Direito de Defesa - Se Defender de Quem?

Poster Do Documentário Direito de Defesa de Luiz Rangel Produzido em 2002

Em 2002 fiz o registro de um trabalho realizado no Hospital Conceição em Porto Alegre/RS, onde um grupo de profissionais de saúde mental liderados pelo psiquitra Luiz Ziegelmann realizavam um trabalho chamado "Hospital Dia", no qual a principal proposta era a inclusão e os pacientes não eram internados.

Confesso que de inicio fiquei surpreso com a proposta, pois até então eu nada havia feito do genero, me questionava por onde começar, como perguntar e como reagir perante algumas situações.


Entrevista TV Bandeirantes Programa ACONTECE

Tive a grata surpresa de encontrar pessoas puras e verdadeiras que no primeiro dia de trabalho me fizeram a seguinte pergunta: "Quem é louco? Nós ou vocês os normais?" Neste dia eu sequer liguei a camera e resolvi voltar pra casa, pois aquela pergunta me sacudiu por completo, durante a noite não consegui dormir e amanheci com a fixação na minha mente de que algo eles tinham pra nos dizer e até então nós nunca haviamos parado para escutar. Foi daí que veio o nome do documentário "Direito de Defesa", afinal nós os acusamos de serem loucos, anormais e temos a hipocrisia de nos "proteger".

Me emocionei muito durante as gravações, na minha vida foi muito gratificante e aprendi lições que aplico em minha vida e ensino para o meu filho.

Este documentario foi exibido no 30 Festival de Cinema de Gramado na bitola de 16mm.

Espero que gostem:




Um forte abraço,

Luiz Rangel





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.