expr:content='data:blog.isMobile ? "width=device-width,initial-scale=1.0,minimum-scale=1.0,maximum-scale=1.0" : "width=1100"' name='viewport'/> Cineasta Luiz Rangel: Era Uma Vez em Porto Alegre (Once Upon A Time In PoA) - The Way Of Life Portoalegrense

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Era Uma Vez em Porto Alegre (Once Upon A Time In PoA) - The Way Of Life Portoalegrense

Poster de Era Uma vez em Porto Alegre de Luiz Rangel - Produção de 2003

Era Uma Vez em Porto Alegre foi um trabalho realizado por alunos de uma de minhas oficinas ministradas em 2003. Obvio que a qualidade técnica do curta metragem é mais do que questionavel, afinal de contas era a primeira vez que eu realizava um transfer tape to filme na minha vida, para se ter uma idéia melhor o processo ocorreu da seguinte forma:

Rodei o filme em DVD em um Notebook e filmei com uma camera 16 mm a imagem que passava na tela do computador, todo mundo apostou que ia dar errado e realmente quase deu, mas no final o filme estava na tela sendo projetado em pelicula e alcançou o seu objetivo. Mas por que realizar este processo tosco de passagem de vídeo para negativo? Simples! Eu não tinha dinheiro.

O melhor de tudo é que nos anos seguintes aprimorei a técnica e não só realizei inumeros transfers para 16 e 35 mm, como também fiz isso para alguns colegas. Felizmente esta agonia acabou, agora 99% dos festivais aceitam filmes finalizados em vídeo.

Apesar de seu humor ácido, Era Uma Vez Em Porto Alegre retrata uma imagem do portoalegrense que ele se nega a ver, que é a soberba, o preconceito com as demais classes sociais, questões raciais e o pseudo status que faz com que muitos devam o bar da esquina, mas andem de carro zero (carro este em ação revisional de juros). Isso não faz do portoalegrense um ser unico, muito pelo contrário, esta é uma caracteristica de toda metrópole no Brasil e no mundo, que nada mais é do que a indifereça com seu semelhante, o "se vale quanto se tem", ter um iso em sua empresa é sinonimo de que não precisa atender bem seus clientes e manter aparencias é o mais importante de tudo.

Entrevista Sobre o Curta Metragem Era Uma Vez em Porto Alegre:


Entrevista Para o Programa Curta PUC Primeiro Bloco


Entrevista Para o Programa Curta PUC Segundo Bloco

Quero deixar claro que quando me refiro a "portoalegrense" me refiro a alguns individuos que cederam ao sistema e jamais quero generalizar o povo gaúcho, povo este que por sua vez tem um carater exemplar e sabe muito bem dar valor as relações humanas.

E só para constar, é claro não poderia deixar de ser, o curta é baseado em fatos reais vividos por mim e por pessoas de meu convivio.

Bom Filme:



Um forte abraço,

Luiz Rangel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.