terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma Luz Na Escuridão - "Luz de Velas"

Locação do Filme Luz de Velas de Luiz Rangel, no Hotel Estrelas da Serra Gramado/RS

No ano de 2007 foi apresentado no 35º Festival de Cinema de Gramado o Curta Metragem Acerto de Contas, neste mesmo evento ocorreu o lançamento do DVD Acerto de Contas e Outras Histórias.


Exibição do Curta Metragem Acerto de Contas e Lançamento do DVD Acerto de Contas e Outras Histórias

Como o objetivo maior em se participar de um festival na minha opinião é viabilizar novas produções, neste ano tive o prazer de conhecer pessoalmente o ator Nelson Xavier e a atriz Via Negromonte.

Nelson Xavier, Via Negromonte e Luiz Rangel no Stand da LCR Imagem Produtora no 35 Festival de Cinema de Gramado

Com a humildade pertencente somente aos que são realmente grandes, a atriz Via Negromonte nesta ocasião conversou comigo sobre a sua carreira, sobre projetos futuros, como também assistiu a exibição do meu filme e me elogiou pelo resultado.

Via Negromonte e Luiz Rangel Conversando Sobre a Possibilidade de Um Novo Projeto

Nesse bate papo amigo e profissional começamos a analisar a possibilidade de fazermos algo juntos e meses depois lá estava eu com o roteiro do curta metragem "Luz de Velas" escrito e com uma personagem feita com a medida certa do talento da Via.

Carlo Mossy, a Aluna Vanessa Kober, Luiz Rangel e Via Negromonte em Ensaio no Rio de Janeiro

No meio do ano de 2008 fui ao Rio, onde em minha residencia realizei uma leitura de mesa do roteiro, para esta leitura eu convidei o Mestre Carlo Mossy, o meu grande colega e amigo Eduardo Dascar, a própria Via Negromonte e uma aluna minha que na época estava de mudança para o Rio.


Gravação dos Ensaios no Rio de Janeiro
Já encerramos a leitura com a data marcada para as filmagens e com as idéias fervilhantes do que iriamos imprimir na tela, só faltava agora colocar em prática.

Via Negromonte e Luiz Rangel em Jantar Após as Filmagens de "Luz de Velas"

Estavamos juntos novamente em Gramado/RS para iniciarmos o nosso trabalho, só que com um desafio imenso, tinhamos que rodar todo o filme em somente dois dias durante o Festival de Cinema de Gramado que nesta época acontecia em conjunto com o Gramado Cine Vídeo. O trabalho foi prazeroso, porém muito arduo, pois além de nossas atividades diárias no festival, tinhamos somente as madrugadas para gravarmos.

Via Negromonte e Luiz Rangel Acertando Detalhes da Cena de "Luz de Velas"

A imprensa presente no evento deu a devida atenção que a produção merecia e todos ficaram surpresos pelo fato de um roteiro tão bom, com um elenco de tanto peso não estarem contando com leis de incentivo a cultura, foi aí que Via em entrevista ao extinto JB disse: "Se nós não nos auto financiarmos, não sairemos do lugar".


Via Negromonte, Carlo Mossy, Eduardo Dascar e Luiz Rangel em Entrevista ao Jornal do Brasil

No Hotel Estrelas da Serra (que já havia dois anos antes servido de cenário para o Acerto de Contas), rodamos as cenas de Luz de Velas, toda a equipe técnica do filme se resumia a três pessoas, eu que fui responsavel pela operação de camera, roteiro, direção, fotografia e montagem, Ricardo Fagundes que auxiliou na direção de fotografia e nossa maquiadora Syl Goldman.

Foto de Todo Elenco de "Luz de Velas" Após a Ultima Tomada do Filme

O clima da filmagem estava denso, afinal de contas o roteiro era muito intenso e exigiu muito de todos, mas a harmonia entre o elenco e técnica foi o que fez tudo dar certo, trabalhos sem dinheiro e sob pressão.


Entrevista Com Todo o Elenco Concedida com Exclusividade ao Programa Plano Geral Cinema

Com a alegria de um pai que consegue ver o seu filho reconhecido, deixo disponivel aqui para todos assistirem ao nosso filme/filho "Luz de Velas"



Após terem assistido, nem preciso dizer que uma obra realizada com esta cota de sacrificio e com este resultado, encontra-se acima de qualquer critica.

Muito obrigado a todos os envolvidos e apoiadores,

Luiz Rangel



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.